Visual Law: o conceito de design em documentos jurídicos.

Apresentar os documentos para seus clientes de uma forma atrativa, de fácil entendimento, com a utilização de recursos visuais como fluxogramas, linhas do tempo, marcadores, gráficos e imagens, então estamos utilizando o conceito de Visual Law, que vem ganhando espaço nos escritórios jurídicos pois o entendimento da informação e a interação com o cliente mudam radicalmente.

O consumo de informação mudou e estamos cada vez mais digitais e rápidos, é importante cuidar da forma da apresentação de seus materiais, sem perder a relevância do conteúdo.

O que é o Visual Law?

O Visual Law derivou do Legal Design Lab, criado pela Faculdade de Direito de Stanford, em 2013, que tinha como objetivo reunir profissionais do direito, design e da tecnologia para criar produtos e serviços jurídicos com foco na experiência do usuário.

O Visual Law, através do design, utiliza recursos visuais como: fluxogramas, linhas do tempo, infográficos, gráficos, ilustrações, imagens, marcadores e principalmente, procura a adequação do conteúdo do documento com o objetivo de tornar uma compreensão intuitiva, leve, dinâmica. A apresentação visual facilita a comunicação de documentos para seu público, além do uso de fontes de letras e espaçamento do texto que sejam confortáveis para a leitura. Com o formato dinâmico, a comunicação fica mais clara para os usuários sem deixar de lado a seriedade da advocacia.

Um profissional de design atua diretamente na criação de documentos “Visual Law”, para equilibrar a diagramação e manter a identidade visual da banca.

 Onde aplicar?

É possível aplicar o Visual Law em qualquer documento, mas é preciso parcimônia para não deixar as informações muito soltas ou perder a seriedade.

Você pode usar, por exemplo, uma linha do tempo para narrar a ordem de acontecimentos de um caso; boxes e marcadores para ilustrar um termo de uso, inserir ícones, imagens ou gráficos, sempre acompanhados de um conteúdo, explicação ou legenda.

É importante se colocar no lugar de quem irá receber o documento, isso facilita o entendimento. Vale também a dica do menos é mais! Não adianta encher o documento de elementos visuais e deixá-lo “poluído” ou confuso.

Como implementar o Visual Law nos documentos do escritório de advocacia?

O Visual Law trabalha 2 pontos importantes: a adequação do conteúdo e o formato visual.

Antes de começar a colocar em prática os documentos em novos formatos visuais, é necessária uma revisão de todos os conteúdos para verificar o que pode ser mudado, adaptado e “traduzido” para uma linguagem acessível.

Comece por um protótipo dos documentos, que você colocará em teste. Como etapa final, você coletará os feedbacks dos clientes e fará os ajustes necessários nos materiais.

O Visual Law tem no design sua base conceitual e é necessária uma mudança de cultura para incorporar na equipe a adaptação dos documentos, mas tudo isso é processo e pode levar um tempo.

A partir do momento em que se percebe a interação com os clientes de forma diferente, esta nova imagem do escritório pode se tornar um diferencial no mercado.

A Consultoria Sempre Uma Ideia pode ajudar você a desenvolver projetos de Visual Law para ampliar as oportunidades de mercado do seu escritório jurídico, de acordo com o Código de Ética da OAB.

Saiba mais em: www.sempreumaidea.com.br

Autora: Regina Marinho

Sempre uma Ideia Marketing Jurídico

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