O que é Marketing Jurídico?
Vivemos tempos interessantes e desafiadores para o Direito. Mudanças velozes na sociedade, novas tecnologias e competitividade impactam diretamente as bancas. Como estar preparado para aproveitar as grandes oportunidades? A competência técnica e preparo são premissas importantes, mas sozinhas já não bastam. Para movimentar os negócios, é preciso “aparecer”, sobressair-se em meio à multidão.
Como fazer isso sem infringir o Provimento 94/2000 do Código de Ética da OAB, bastante claro sobre as restrições de comunicação para as bancas?
O marketing é responsável por desenvolver um conjunto de atividades que têm como premissa entender as necessidades do cliente e agregar valor para as marcas. O marketing jurídico aplica-se ao Direito, utiliza os mesmos princípios e se adequa ao Código de Ética construindo a reputação dos escritórios. Os escritórios de advocacia não podem, por exemplo, comentar casos concretos, mencionar clientes, responder consultas sobre matéria jurídica pelos meios de comunicação, fazer anúncio em rádio e televisão, painéis de propaganda e panfletagem em vias públicas.
Trabalha no posicionamento da banca encontrando seus diferenciais para fortalecimento da imagem, identifica as melhores possibilidades de divulgação de acordo com os objetivos, perfil de cliente, área de atuação e região geográfica.
Diversas ferramentas de Marketing são consideradas, tais como: identidade visual, redes sociais, website, eventos, congressos, artigos, assessoria de imprensa, entre outros. Um cuidado deve ser dado ao conteúdo que se divulga: isto é – o que comunicar. De acordo com o Código de Ética da OAB, jamais apresentar conteúdos de persuasão, convencimento, promoção que levem a uma mercantilização da profissão. Não é permitido divulgar nome de clientes ou comentar casos.
As possibilidades do digital
As bancas também podem explorar as infinitas possibilidades do ambiente digital. Crie um site atrativo e bem posicionado, com estratégias de SEO (indexação no Google) para encontrá-lo em buscas orgânicas relacionadas à sua área de atuação. Estar presente nas redes sociais, com conteúdo relevante, frequência e interação.
Diferenciar-se é fundamental, sobretudo em um mercado com muitos profissionais. Segundo a OAB, o Brasil tem mais de 1 milhão de advogados registrados e inúmeras oportunidades de realizar um trabalho ético e competente, mas você tem que aparecer!
A Consultoria Sempre Uma Ideia pode ajudar sua banca a desenvolver projetos de Marketing visando ampliar oportunidades de mercado, de acordo com o Código de Ética da OAB.
Deixe um comentário