Marketing Jurídico de resultado começa pelo Planejamento

Através de um plano estruturado com os principais pilares definidos, suas ações de marketing jurídico serão integradas e mais assertivas, com a concretização de resultados para seu escritório.

Análise interna do seu escritório

Antes de olhar para o futuro e quais serão os seus objetivos para o ano, é necessário observar o presente e analisar quais são as melhorias, aprendizados e mudanças necessárias, seja na estrutura, nos processos internos ou na equipe.

Analise quais os serviços o seu escritório oferece, os pontos fortes e fracos da banca, quais são seus diferenciais no mercado, quais serviços e parcerias você quer disponibilizar no futuro e quais tipos de comunicação você já desenvolve com os clientes. Onde é preciso colocar mais força e energia – sua atenção.

Essas informações são essenciais para que o time de marketing desenvolva ações assertivas no próximo ano!

Análise do mercado

Existem 2 aspectos importantes para observar: os concorrentes (pesquise como eles se apresentam no mercado) e o perfil do segmento que seus clientes atuam, pois você tem um papel jurídico estratégico na empresa.

Observe também como os portais de conteúdos estão apresentando o serviço que você pesquisou. Com esse estudo, você irá compreender como os outros escritórios estão se posicionando, terá insights sobre quais estratégias você pode aplicar para se destacar e que informações estão disponíveis sobre os seus serviços.

Existe alguns sites que podem lhe oferecer informações da área jurídica e do mercado, como exemplo: www.analise.com,  www.marcasur.com, https://migalhas.uol.com.br/, https://www.jota.info/.

Público-alvo: essencial para o planejamento de marketing para escritórios jurídicos

Agora que você entendeu sobre o seu escritório e o mercado, hora de definir ou confirmar quem é o seu o público-alvo. Esse conhecimento é essencial para o marketing jurídico do seu escritório, pois com ele serão desenvolvidas ações alinhadas aos interesses do seu potencial cliente.

Para definir o seu o público-alvo (que pode ser diferente por área de atuação), trace o perfil dos seus clientes (sexo, faixa etária, idade, profissão, região e em quais meios eles consomem informação), qual a necessidade jurídica deles e como chegaram até o seu escritório.

Posicionamento do escritório e canal de comunicação

Depois de realizado esse levantamento e definido o posicionamento do escritório (imagem pela qual eu devo ser percebido no mercado), você passa para a etapa de planificar as ações de divulgação / relacionamento / mídia.

Você pode ser reconhecido como um escritório que tem um atendimento ágil, que oferece conhecimento específico sobre a demanda jurídica ou que oferece atendimento personalizado. Pode trabalhar com nicho e tornar-se referência na área.

Para comunicar o posicionamento do seu escritório ao público, será necessário investir em ações de marketing, desenvolver conteúdos e escolher os canais: como a participação em palestras, o relacionamento com a imprensa, mídia digital (redes sociais, website, Google Ads, blog, podcast, newsletter, Lives).

As ações de marketing jurídico também impulsionam a  atração de novos clientes e fortalece a relação com os atuais. Elas serão colocadas em prática prezando sempre pelas informações que o seu escritório pode oferecer ao mercado, seguindo o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Metas e objetivos

O planejamento anual de marketing jurídico só têm sentido se houver objetivos claros do escritório e metas para cumpri-los. Para isso, é necessário estabelecer um período para executar o plano (ações mensais, semanais, diárias), definir as responsabilidades, se há contratação de terceiros, o investimento em mídia e sempre estar atento aos pontos que podem ser melhorados durante a execução.

O planejamento de marketing é uma ferramenta essencial para alcançar o objetivo com assertividade, além de oferecer uma visão real do seu negócio ou do profissional (advocacia autônoma).

A Consultoria Sempre Uma Ideia pode ajudar você a desenvolver projetos de Marketing para ampliar as oportunidades de mercado do seu escritório jurídico, de acordo com o Código de Ética da OAB.

Autora: Regina Marinho

Sempre uma Ideia Marketing Jurídico

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