O potencial do LinkedIn para escritórios jurídicos

 

Você tem aproveitado todo o potencial do LinkedIn para seu escritório jurídico? E para seu perfil pessoal?

No artigo que publicamos  recentemente, “Guia de redes sociais para as bancas” [Inserir link do primeiro post], apresentamos o LinkedIn com destaque para o perfil profissional do advogado e da banca, o que o torna uma ótima oportunidade para expor o escritório e seus diferenciais aos executivos jurídicos e ao mercado.

Mas, como fazer isso com adequação? Descubra lendo nosso artigo:

O LinkedIn tem hoje aproximadamente 500 milhões de usuários pelo mundo e 30 milhões no Brasil. Esses números vêm crescendo exponencialmente, fazendo da rede não apenas uma plataforma para quem busca empregos ou novas oportunidades no mercado de trabalho, mas também para posicionar o profissional em sua momento de carreira, compartilhar conhecimentos, atualizar-se sobre empresas, ver as tendências em sua área de atuação, buscar parcerias ou encontrar bons fornecedores.

Colocamos abaixo as melhores práticas, incluindo tipos de conteúdo que se adequam ao LinkedIn para advogados e escritórios jurídicos, aproveitando todo o potencial da plataforma sem infringir o  Provimento nº 94/2000 da OAB.

 

Company page e perfil pessoal

 

É importante que a banca tenha uma company page, ou seja, um perfil de empresa dentro do LinkedIn. Ao estruturar o perfil, procure preencher com o máximo de informações que possam ser de interesse do seu “cliente” mostrando qual é o propósito do escritório, seus valores e principalmente as áreas de atuação de forma clara e integrada com o site.

Há um banner no topo da página e um espaço para o logotipo, pense que estas imagens também devem respeitar a identidade visual já utilizada pelo escritório em outras mídias, siga um modelo de imagem que “converse” com o restante da comunicação visual do escritório.

Embora as informações sejam resumidas, quando os diversos campos são preenchidos, o perfil ganha força e autoridade, aumentando as oportunidades de ampliar o interesse e conexões. Com o perfil ativo, é possível fazer um vínculo da página corporativa no perfil da equipe, além de compartilhamento de postagens.

Por meio da company page, você também pode recrutar profissionais com a publicação de vagas. Então, torne seu escritório atraente para novos talentos.

Quando falamos do perfil pessoal, seja dos sócios ou dos integrantes da equipe, é importante ter o mesmo cuidado ao preencher suas informações, todas as experiências são relevantes e podem mostrar a sua capacidade de realização, trazendo força para o profissional. Insira diplomas, cursos,  especializações, idiomas, premiações e mantenha-se ativo, publicando e interagindo. Cuide também da imagem, insira uma foto que demonstre profissionalismo e publique no conteúdos no stories.

Outra prática altamente recomendada é que, no perfil de pessoa física, os sócios utilizem LikedIn Pulse, que é uma espécie de blog dentro do LinkedIn. É importante para reforçar a autoridade no assunto das pessoas ligadas à banca.

Dicas de conteúdo para LinkedIn de escritórios jurídicos:

Agora que destacamos a diferença entre a company page e o perfil pessoal, vamos compartilhar os tipos de conteúdo dentro das melhores práticas de engajamento:

  • Na company page, pode-se publicar acontecimentos relevantes do escritório, temas jurídicos relacionados ao ramo de atuação, o perfil dos profissionais que trabalham na equipe, eventos ou congressos de que você participa, palestras, nomeação em rankings e datas comemorativas.
  • É proibido publicar em seus conteúdos frases do tipo “contrate já um advogado”, “temos a melhor proposta”, “não perca essa oportunidade” ou seja, tudo que mercantiliza seus serviços.
  • Divulgue links de matérias na mídia sobre o escritório ou artigos publicados assinados pelos membros da equipe.
  • Faça comentários e dê explicações didáticas ao público sobre projetos de lei e medidas que impactam diretamente as áreas com as quais o escritório trabalha. Lembre-se: Utilize sempre um tom de neutralidade.
  • Uma fonte de conteúdo dentro do LinkedIn é participar de grupos que reúnem pessoas interessadas em sua área de atuação e observar o tipo de dúvidas e perguntas que aparecem por lá.
  • O LinkedIn liberou a funcionalidade de hashtags que serve para agregar assuntos relacionados a um tema específico, o que facilita na busca. Pesquise as hashtags mais apropriadas na sua área de atuação e utilize-as nos posts relacionados. Isso contribui para aumentar o alcance dos seus posts.
  • Teste os formatos. O LinkedIn amplia cada vez mais as possibilidades de formatos dos posts. É possível postar pdf, vídeos, várias imagens e links, além de marcar pessoas e stories.
  • Interaja com o seu público. Nunca deixe de responder às perguntas e aos comentários que as pessoas fizerem nos seus posts. Todos os dias aparecem as notificações e você também pode interagir.
  • Use a plataforma para networking, para aproximação de potenciais parceiros, clientes e fornecedores. É possível realizar pesquisar de acordo com: empresa, conteúdos, grupos, pessoas, vagas e instituições de ensino.
  • Como toda rede social, é preciso ter uma frequência de postagens, considerar no mínimo uma vez por semana. Elabore um calendário de postagens e mantenha a frequência. Se puder aumentar o número de postagens semanais, é recomendado, porém deve ter relevância nos assuntos. É preciso postar com frequência e consistência para se destacar.
  • Uma fonte de conteúdo dentro do Linkedin é participar de grupos que reúnem pessoas interessadas em sua área de atuação e observar o tipo de dúvidas e perguntas que aparecem por lá.

Você tem alguma dúvida sobre o potencial do Linkedin para escritórios jurídicos? Envie seus  comentários e lembre-se que esta rede social é um ambiente bastante qualificado para expor sua banca.

A Consultoria Sempre Uma Ideia pode ajudar-lhe a desenvolver projetos de Marketing visando ampliar oportunidades de mercado, de acordo com o Código de Ética da OAB.

Autora: Regina Marinho

Sempre uma Ideia Marketing Jurídico

contato@sempreumaideia.com.br

www.sempreumaideia.com.br

Você tem alguma dúvida sobre o potencial do Linkedin para escritórios jurídicos? Deixe para mim nos comentários. Lembre-se de que é um ambiente bastante qualificado para expor sua banca.