O potencial do Instagram para escritórios jurídicos

 

Você utiliza o Instagram nas suas estratégias de Marketing Jurídico? Tem dúvidas se é realmente uma rede social eficaz para proporcionar bons resultados? Muitos advogados se questionam sobre isso, mas, podemos adiantar que a plataforma vai muito além das imagens e que, se bem utilizada, pode ampliar oportunidades para a banca. Neste artigo, você conhecerá todo o potencial do Instagram para escritórios jurídicos e saberá como usá-lo de forma eficiente.

Antes de mais nada, é importante dizer que, atualmente, o Instagram conta com mais de um bilhão de usuários cadastrados, só no Brasil são mais de 50 milhões, o que já é um motivo para marcar presença por lá. Além disso, a plataforma permite que o conteúdo do seu escritório seja mais próximo do cliente e estabeleça uma relação mais humana, algo que está sendo cada vez mais importante para conquistar os clientes. Sendo assim, ao produzir conteúdo nessa rede social, você pode criar conexões, ampliar o alcance do seu escritório, tudo isso sem ferir o Código de Ética da OAB.

Confira algumas práticas importantes no Instagram para escritórios jurídicos.

Separe o perfil pessoal do profissional

O conteúdo que você vai compartilhar no seu perfil pessoal será diferente do conteúdo do escritório e para públicos diferentes também.

Atenção a sua identidade

O nome de usuário, a foto e a descrição são importantes para chamar a atenção dos possíveis clientes. Procure colocar o nome completo, evitar abreviações de forma que seja fácil localizá-lo, escolha uma foto que represente seu negócio e, na descrição, também chamada de bio, indique sua área de atuação e destaque informações que sejam interessantes para quem está acessando o perfil. Se tiver site, e-mail e telefone, coloque-os também.

O que publicar

O Instagram é uma rede social que permite o entretenimento, a informação e, principalmente, a conexão com as pessoas com acontecimentos instantâneos – valorize o momento! É necessário inovar para se destacar em meio a tantos perfis jurídicos, alguns conteúdos como fotos e vídeos curtos, posts relacionados aos assuntos em destaque no momento, postagens informativas e até mesmo emocionais são interessantes para o Instagram. Utilize também o Stories. Trata-se de uma opção importante para fazer enquetes, perguntas e até mesmo ter uma troca mais direta com o público. O stories costuma ter um numero maior de visualizações comparado ao feed.

Faça um planejamento

Antes de começar a postar o conteúdo, pense em toda a estratégia do marketing jurídico: como você quer ser visto, quem você quer ver, qual o tipo de conteúdo quer divulgar e, principalmente, a frequência, esse é um ponto importante para gerar engajamento e alcançar mais pessoas.

Invista em uma linguagem simples 

Uma linguagem simples e acessível, pode dar mais resultados do que um conteúdo formal e com palavras que somente o advogado entende. Procure ser claro e objetivo nas informações.

Use as hashtags (#)

O uso das hashtags, assim como a localização, são formas de indexar para localizar determinado conteúdo. Por isso, conheça as hashtags mais importantes do seu nicho e acrescente-as nas publicações. Mas, tome cuidado ao colocá-las, pois o uso errado dela pode atrair pessoas que não precisam dos seus serviços.

Promova o seu perfil no Instagram

Caso queira um resultado mais rápido conquistar novos seguidores, a alternativa é promover o perfil do seu escritório, isto é: impulsionar através de uma campanha paga. Você poderá escolher o público alvo, além da localização, interesses, idade e gênero para exibir o anúncio. No entanto, os resultados dependerão do quanto você está investindo e do tempo em que está fazendo isso. Outro ponto importante sobre esse assunto é que para o impulsionamento ser eficaz o post deve ter no máximo 20% de texto e o restante área de imagem.

Ficou com alguma dúvida sobre a utilização do Instagram para seu escritório? Essa é uma rede social com grande potencial, produza o seu conteúdo de forma autêntica. Caso queira saber mais, deixe seu comentário ou aproveite também para aprofundar o assunto no “Guia definitivo das redes sociais para escritórios jurídicos”. [inserir link do guia – outro artigo]

A Consultoria Sempre Uma Ideia pode ajudar você a desenvolver projetos de Marketing para ampliar as oportunidades de mercado do seu escritório jurídico, de acordo com o Código de Ética da OAB.

Autora: Regina Marinho

Sempre uma Ideia Marketing Jurídico

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